Manual prático de estudo bíblico:
A criação de um estudo bíblico pode parecer difícil e desafiador para quem está começando, mas com este manual de como fazer um estudo bíblico passo a passo, qualquer pessoa pode fazer um estudo bíblico para entender melhor a Palavra de Deus e aplicá-la à sua vida ou à vida dos discípulos. Vamos aprender um passo a passo prático para um estudo bíblico eficiente.
Uma observação rápida, caso você não esteja querendo aprender a fazer estudo bíblico passo a passo mas estiver querendo um estudo bíblico pronto, por favor, clique neste link. Se não for o caso, continue sua leitura, a dedicação diante do Senhor te trará muitas bênçãos.
Porque este Manual de Estudo Bíblico Passo a Passo Vai Te Ajudar?
Preparar estudos bíblicos pode ser desafiador, até mesmo para pastores experientes, pois envolve tornar claras verdades profundas e, muitas vezes, complexas. No entanto, com oração, um método simples e prática constante, qualquer pessoa pode crescer nesse processo. Se você deseja estudar a Bíblia para o seu crescimento pessoal ou para ensinar na Escola Bíblica Dominical, este manual de estudo bíblico passo a passo foi feito para você.
Siga cada etapa com dedicação e, com o tempo, você se tornará cada vez mais confiante e habilidoso no estudo das Escrituras.
1. Você Precisa de um Tema ou um Texto Bíblico
Antes de começar o estudo bíblico, precisamos de um tema ou um texto bíblico. Suponha que você foi convidado para dar uma aula na Escola Bíblica Dominical, certamente você recebeu o tema ou o texto bíblico que deve ser ensinado na ocasião – é o que precisamos. Se você recebeu apenas o tema, você precisa de uma bíblia em cadeia temática, uma bíblia com concordância, ou então, um livro de concordância bíblica pequeno. Nós da pulpito.com criamos um e-book de concordância bíblica com os melhores temas, palavras e identificações textuais e você pode ajudar este ministério adquirindo essa concordância bíblica.
Agora, se o estudo for para seu aperfeiçoamento pessoal, você pode decidir se deseja estudar um texto específico da Bíblia, como um capítulo ou versículo, ou então, um tema especifico. Se você for iniciante, comece com passagens curtas e de fácil compreensão, como as passagens que estão nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Salmos ou Provérbios.
Se você estiver indeciso, ou então, se você estiver sem ideias comece pensando sobre o sermão de domingo passado, o que te chamou a atenção no sermão? Em que texto seu pastor pregou? Sua igreja tem o hábito de gravar as pregações do seu pastor? Outra opção é você pedir o “manuscrito” do sermão ao seu pastor – ele ficaria feliz em te enviar.
Vou considerar que já temos um tema inicial ou um texto bíblico e agora partiremos em busca de orientação do Espírito Santo.
2. Você Precisa de um Período de Oração
Muitas pessoas acreditam que essa etapa é “enrolação“, ou então, “burocracia” – elas não deveriam se aventurar nessa atividade, pois as coisas espirituais se discernem espiritualmente (1 Coríntios 2:14-16). A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito de Deus e precisamos da direção do autor para entendê-la corretamente (2 Timóteo 3:16).
Antes de iniciar seu estudo, ore pedindo sabedoria e discernimento (Tiago 1:5). Seja simples e direto, apenas peça a Deus que “amplie os teus termos para que você possa contemplar as maravilhas da sua lei e ser alimentado por ela“.
Como você é um cristão de oração e está orando o tempo todo no Espírito Santo, vamos ao texto bíblico.
3. Você Precisa Ler o Texto com Atenção e Calma
Já presenciei pregadores experientes cometerem gafes terríveis ao negligenciarem essa tarefa. Eu quero que você ria um pouco comigo, uma vez um pregador disse “quer comais, quer babais …” – isso, ele falou “babar“, como quando a saliva escorre pelos lábios (que horror). Em outra ocasião presenciei outro pregador falando “Davi é o segundo coração de Deus”, sim, ele disse que Deus tem dois corações, quem sabe tem três, quatro ou cinco, mas a bíblia não fala nada sobre Deus ter dois corações, é melhor não se aventurar nessa estrada.
Quem sabe, até você já presenciou uma gafe dessas e já entendeu a importância de ler o texto bíblico com atenção e calma algumas vezes. Na primeira leitura, tenha uma visão geral do que está sendo dito. Na segunda, comece a observar detalhes como personagens, nomes, cidades, contexto e principais ensinamentos. Faça anotações simples em uma folha qualquer para servir de mapa mental.
Provavelmente você já leu bastante o texto para não passar vergonha em público, vamos nos aprofundar no texto.
4. Você Precisa Entender o Contexto
Para entender melhor o texto, quero que você faça algumas perguntas para o texto:
- Quem escreveu?
- Para quem foi escrito (uma igreja, um discípulo, um povo, etc)?
- O quê foi escrito alguns parágrafos antes e alguns parágrafos depois?
- Qual era o contexto político?
- Qual era o contexto histórico?
- Qual era o contexto cultural e social?
- Qual era o propósito do autor ao escrever esse trecho, a igreja estava com algum pecado, qual?
- Tem alguma informação arqueológica relevante sobre este trecho da bíblia?
Uma boa maneira de responder a essas perguntas é utilizar uma Bíblia de estudo ou consultar materiais confiáveis, como comentários bíblicos ou livros de sermões expositivos. A pulpito.com criou livros que podem te ajudar nessa tarefa, são livros de sermões expositivos que também funcionam como comentários bíblico com informações teológicas, arqueológicas, contexto histórico, cultural, social e político. Se você quiser conhecê-los e ajudar este ministério clique aqui.
Você já é quase um escriba, Esdras deve estar orgulhoso de você, vamos aprimorar suas capacidades de argumentação teológica.
5. Você Precisa Anotar Palavras e Ideias
Registre em uma folha, um caderno ou em um aplicativo as palavras mais importantes do texto e os principais ensinamentos. Isso ajuda na memória e facilita a revisão posterior.
As palavras mais importantes em um texto geralmente se destacam por serem repetidas em um curto espaço de tempo ou por carregarem um significado profundo. Exemplos dessas palavras incluem: fé, amor, esperança, redenção, santidade, vida, morte, condenação, pecado, entre outras.
As ideias, por sua vez, são apresentadas como argumentos. Um exemplo disso é a passagem bíblica: “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).
Nesse trecho, o apóstolo Paulo utiliza uma argumentação apologética. Ele busca responder a uma possível pergunta: “Como você sabe que todos os homens são pecadores?“. A resposta, segundo Paulo, é simples: “Todos os homens morrem“. O argumento central é que a morte é consequência do pecado, se não fosse o pecado os homens não morreriam.
Você sabe que jamais vai encontrar um manual de estudo bíblico passo a passo como este, portanto, não seja pão duro e abençoe este ministério – mais bem aventurada coisa é dar do que receber (Espero que você compreenda o conceito de argumentação e defesa na prática).
6. Você Precisa Comparar a Bíblia com a Bíblia
O Antigo Testamento explica o Novo Testamento e o Novo Testamento explica o Antigo Testamento. D. A. Carson afirma que mais de 70% do Novo Testamento é Antigo Testamento. Portanto, a bíblia é um todo harmônico. A Bíblia explica a própria Bíblia. Compare o texto estudado com outras passagens que falam do mesmo tema.
Por exemplo, se estiver estudando sobre amor, leia também 1 Coríntios 13 e 1 João 4:7-8. Observe que você vai precisar daquele material que já citei anteriormente, bíblias de estudo, comentários bíblicos, ou então, preferencialmente, para abençoar este ministério os livros de sermões expositivos que também funcionam como comentários bíblico com informações teológicas, arqueológicas, contexto histórico, cultural, social e político. Se você quiser conhecê-los e ajudar este ministério clique aqui.
Pronto, mais um pouco e você chegará no nível do Apóstolo Paulo, brincadeira, somos crianças perto dele, mas com esforço conseguimos alcançar Timóteo, Silas ou Tito.
7. Você Precisa Aplicar o Estudo
Deus trabalha em você para depois trabalhar através de você. Portanto, aplique o estudo bíblico à sua própria vida primeiro. De nada adianta conhecer a Bíblia sem colocá-la em prática na sua vida – se você tentar aplicar apenas a vida de doutros você se tornará um “fariseu”. Pergunte-se:
- O que Deus quer me ensinar com este texto?
- Como posso aplicar esse ensino no meu dia a dia?
- Existe algum pecado para confessar e abandonar ou um novo hábito a desenvolver?
Agora você está no nível de santidade dos anjos, pode sair voando com duas asas, com duas asas cubra os pés e com as outras duas cubra o rosto, cuidado com os aviões.
8. Você Precisa Orar Novamente
Você começou com oração de petição e deve terminar com oração de gratidão. Agradeça a Deus pelo aprendizado e ore pedindo forças para aplicar os ensinamentos em sua própria vida. Se no estudo você identificou alguma falta diante do Senhor você também pode fazer uma oração de confissão de pecados e pedido de perdão.
9. Você Precisa Compartilhar
Ensinar outra pessoa é uma das melhores formas de fixar o aprendizado, evangelizar, ou então, fortalecer a fé de outros cristãos. Compartilhe em sua família, sua cônjuge ou filhos, na célula ou nas redes sociais o que Deus falou com você por meio da Sua Palavra.
Conclusão
Fazer um estudo bíblico passo a passo não precisa ser complicado. Com esse manual de estudo bíblico, você pode crescer espiritualmente e compreender melhor a vontade de Deus. O mais importante é ter um coração aberto para aprender e praticar a Palavra. Que tal começar agora mesmo?
Que este estudo possa edificar sua vida e sua família para a glória de Deus!
Palavras chaves: Como fazer um Estudo Bíblico passo a passo, Manual de Estudo Bíblico passo a passo, Estudo Bíblico para Células, Estudo Bíblico para Grupos Familiares, Estudo Bíblico para novos convertidos, Estudo Bíblico para novos crentes, Estudo Bíblico para Escola Dominical.
Ps: Procure meios de abençoar este ministério. Nós temos 66 livros publicados e você pode abençoar este ministério adquirindo estes livros para suas estudos pessoais ou para ministrar seus estudos e suas pregações – Livros de Sermões Expositivos e Estudos Bíblicos – Clique neste link