Esboço Bíblico no Evangelho de Mateus: Jesus é o Cumprimento das Profecias do Antigo Testamento.
O Evangelho de Mateus é um dos textos mais ricos e teologicamente estruturados das Escrituras. Escrito originalmente em grego koiné, mas profundamente enraizado na mentalidade hebraica, ele apresenta Jesus como o Messias prometido — Ele é o Rei que cumpre as profecias e inaugura o Reino dos Céus.
Neste esboço bíblico em Mateus, você terá um Esboço Bíblico do Evangelho de Mateus, além disso, vamos explorar os temas centrais, a estrutura narrativa e as aplicações expositivas que ajudam pregadores, professores e estudantes da Bíblia a comunicar a mensagem de Cristo com fidelidade, profundidade e relevância contemporânea. Se você desejar, também poderá adquirir nosso livro “Mateus: A Bíblia de Sermões Expositivos do Pregador“, ou então, se preferir, poderá conhecer o nosso livro “Parábolas: A Bíblia de Sermões Expositivos do Pregador – Pregações em Todas as Parábolas da Bíblia“.
1. Contexto Histórico e Literário do Evangelho de Mateus
Mateus escreve entre 60 e 70 d.C., para uma comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, estes novos cristãos estão enfrentando o desafio de compreender como Jesus poderia ser o Messias anunciado pelos profetas – eu e você estamos olhando em retrospectiva com a história e a teologia dos pais da igreja a nosso favor, aqueles primeiros cristãos estão vivenciando os primeiros dias do Cristianismo sem muita base teológica e isso torna as coisas muito complicadas, pois estes cristãos esperavam um Messias muito parecido com Moisés, um libertador político, ou seja, alguém que os libertasse do poder opressor do Império Romano. Entretanto, o que Jesus oferece é uma libertação completamente diferente do que eles estavam esperando.
A Palestina vivia sob domínio romano, o Templo ainda funcionava, e a expectativa messiânica estava no auge. É nesse ambiente de opressão e esperança que Mateus mostra Cristo como o Rei legítimo, não político, mas espiritual, aquele que cumpriu todas as profecias do Antigo Testamento.
Arqueologicamente, inscrições e moedas do período revelam a presença intensa do poder imperial conquistado na base da força pela espada — um contraste direto com o tipo de reino que Jesus anuncia: o Reino dos Céus, que cresce dentro do coração humano e transforma o mundo de dentro para fora.
2. Estrutura do Livro de Mateus — O Evangelho Organizado em Cinco Discursos
Mateus organiza seu evangelho em cinco grandes blocos de ensino, deliberada e intencionalmente espelhando simbolicamente os cinco livros de Moisés (Pentateuco). Cada discurso termina com a frase: “E aconteceu que, concluindo Jesus estes discursos…” – Essa frase é um “marco” ou um “sinal” que Mateus deixa para seus leitores perceberem que ele está criando um novo “bloco” progressivo das ações de Jesus.
| Discurso | Capítulos | Tema central | 
|---|---|---|
| Sermão do Monte | 5–7 | Vida do Reino — ética e espiritualidade | 
| Discurso Missionário | 10 | Envio dos discípulos — missão e perseguição | 
| Parábolas do Reino | 13 | Mistério e crescimento do Reino de Deus | 
| Discurso sobre a Comunidade | 18 | Perdão, disciplina e relacionamento | 
| Discurso Escatológico | 24–25 | O fim dos tempos e a vigilância | 
Essa estrutura literária dá ao pregador uma rota clara: o ensino de Jesus progride da vida individual à missão, da comunidade à eternidade.
3. Temas Teológicos Centrais — O Rei, o Reino e a Justiça do Reino
O tema central de Mateus é o Reino dos Céus — expressão usada mais de 30 vezes, exclusiva desse evangelho. Diferente do conceito político, trata-se do governo espiritual de Deus manifestado em Jesus.
Outros temas interligados emergem:
- Cristo como cumprimento das profecias: Mateus cita o Antigo Testamento mais de 60 vezes.
- O discipulado: Jesus chama os doze não apenas para aprender, mas para refletir Seu caráter.
- A justiça do Reino: não é apenas moralidade externa, mas transformação interior (Mt 5–7).
- A Igreja nascente: Mateus 16:18 registra a primeira menção explícita à ekklesia, a comunidade dos redimidos.
4. Esboço Bíblico em Mateus — Modelo Expositivo para Pregação
A seguir, um esboço bíblico expositivo que serve como base para sermões ou estudos:
Tema: Jesus, o Rei do Reino dos Céus
Texto base: Mateus 4:17 — “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.”
Objetivo: Mostrar que a chegada do Reino exige arrependimento e nova vida sob o governo de Cristo.
Mensagem central: O Reino de Deus é uma realidade espiritual que começa no coração, transforma a conduta e se manifesta em obras de justiça.
1. O Chamado do Rei — O Evangelho começa com arrependimento (4:17)
- Jesus inaugura seu ministério com uma mensagem simples, mas radical. No contexto político de Roma, “reino” era sinônimo de poder; em Jesus, é sinônimo de santidade. É por este motivo que Pilatos interroga Jesus antes da crucifixação perguntando-lhe se ele era “O Rei dos Judeus”, aparentemente havia uma espécie de combate exposto, o Reino de Roma e o Reino dos Céus.
2. O Cidadão do Reino — As bem-aventuranças definem uma nova ética (5:1-12)
- Enquanto o mundo exalta força e status, Jesus valoriza mansidão e pureza. Cada bem-aventurança é uma contracultura. A proposta de Jesus é completamente diferente do que os judeus estavam esperando, eles querem um libertador político e guerra, Jesus oferece libertação espiritual do pecado e paz com Deus.
3. O Custo do Reino — Seguir o Rei implica renunciar à velha natureza (16:24)
- O discipulado não é uma adesão intelectual, mas um chamado ao sacrifício diário da própria carne e seus desejos.
Conclusão
- Mateus apresenta o Reino como a grande inversão dos valores terrenos. A coroa de Cristo é de espinhos, e Seu trono é a cruz. É este Reino paradoxal que conquista o coração humano.
5. Aplicação Prática — Pregando Mateus Hoje
O Evangelho de Mateus continua sendo o manual de discipulado e pregação da Igreja. Cada texto oferece uma ponte entre o primeiro século e o púlpito moderno. O pregador fiel não apenas repete as palavras de Jesus, mas traduz o Reino dos Céus aos seus ouvintes de forma simples para que eles sejam transformados pelo Espirito e apresentem novas atitudes, ética e esperança.
6. Esboço Bíblico para Pregar no Evangelho de Mateus
Como te mostrei anteriormente, o Evangelho de Mateus está dividido em 5 grandes blocos espelhando o Pentateuco de Moisés, pois Mateus quer apresentar Jesus como o Novo Moisés. Quero te mostrar como seria um esboço de sermão expositivo em cada um destes cinco grandes blocos.
Neste artigo eu não tenho como te fornecer dezenas de sermões expositivos completos como faço em meus livros de sermões, fornecerei apenas um esboço para seu estudo. Eu quero encorajar você a pegar estes esboços, adaptar e pregar em sua igreja ou grupo familiar. Estes esboços bíblicos são seus.
SERMÃO 1. O SERMÃO DO MONTE – A ÉTICA DO REINO DE DEUS (MATEUS 5-7)
Tema/tese: “Como viver como cidadão do Reino dos Céus?”
Texto base: Mateus 5:1–12
Objetivo: Mostrar que o verdadeiro discípulo manifesta o caráter de Cristo nas atitudes diárias.
Mensagem central: A vida no Reino de Deus é marcada por humildade, pureza, misericórdia e fome de justiça — virtudes que contrastam com os valores do mundo.
1. O Reino começa no coração (5:3–6) — As bem-aventuranças invertem a lógica terrena.
2. O Reino se manifesta nas relações (5:7–9) — Misericórdia e Paz são marcas visíveis no povo do Reino.
3. O Reino enfrenta oposição (5:10–12) — A perseguição é a coroa dos fiéis.
Arqueologia, Teologia, Contexto Histórico, Cultural e Político [Somente no Livro de Sermões].
Aplicação: A verdadeira espiritualidade não é exterior, mas interior. O cristão vive como sal e luz num mundo que perdeu o sabor da verdade.
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SERMÃO 2. O DISCURSO MISSIONÁRIO: QUAL A MISSÃO DO REINO? (MATEUS 10)
Tema/tese: “O chamado para servir em meio à oposição”
Texto base: Mateus 10:16–22
Objetivo: Encorajar o discípulo a pregar o Evangelho com coragem e confiança, mesmo diante da rejeição e das pressões que o mundo oferece.
Mensagem central: Jesus envia seus seguidores como embaixadores da graça em um mundo hostil, prometendo Sua presença e recompensa.
1. A missão exige discernimento (v.16) — “Prudente como a serpente, simples como a pomba”
2. A missão envolve sofrimento (v.17–18) — A fidelidade custará algo.
3. A missão conta com o Espírito Santo (v.19–20) — O Espírito fala através do mensageiro fiel.
Arqueologia, Teologia, Contexto Histórico, Cultural e Político [Somente no Livro de Sermões].
Aplicação: O pregador não é um vendedor de ideias, mas um enviado do Rei. A oposição confirma o valor da mensagem.
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SERMÃO 3. AS PARÁBOLAS DO REINO: O MISTÉRIO DO CRESCIMENTO (MATEUS 13)
Tema/tese: “Como o Reino de Deus cresce em meio à resistência?”
Texto base: Mateus 13:31–33
Objetivo: Ensinar que o Reino tem um início modesto, mas um impacto inevitável.
Mensagem central: O Reino de Deus não é como o reino dos homens que se impõe com força e espada, mas se infiltra no mundo através da fé e do testemunho dos filhos do Reino.
1. O pequeno torna-se grande (v.31–32) — O grão de mostarda representa a expansão discreta do Reino.
2. O invisível transforma tudo (v.33) — O fermento trabalha silenciosamente, mas muda toda a massa.
3. O Reino é inevitável (v.33) — Nada pode deter o propósito de Deus.
Arqueologia, Teologia, Contexto Histórico, Cultural e Político [Somente no Livro de Sermões].
Aplicação: O reino dos homens se divide, enfraquece e acaba, enquanto o Reino de Deus nunca se divide, só se fortalece e está em crescimento contínuo. A Igreja pode parecer pequena, mas está carregada de poder divino. O invisível hoje será evidente amanhã.
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SERMÃO 4. O DISCURSO SOBRE A COMUNIDADE – A VIDA NO CORPO DO REINO (MATEUS 18)
Tema/tese: “Como viver reconciliado dentro da comunidade da fé?”
Texto base: Mateus 18:15–20
Objetivo: Ensinar que o Reino se manifesta na graça e na restauração entre os irmãos. Não é punitivo como como as relações com o Império Romano, as relações no Reino são restauradoras.
Mensagem central: O Reino de Deus é um espaço de perdão, disciplina amorosa e presença divina – observe que é o oposto da proposta do reino dos homens “Império Romano”.
1. A correção é um ato de amor (v.15–17) — O confronto no Reino visa a restauração, não a exposição.
2. A comunhão traz autoridade espiritual (v.18–19) — O acordo entre irmãos move o céu.
3. A presença de Cristo legitima a comunidade (v.20) — Onde há perdão e unidade, Cristo está.
Arqueologia, Teologia, Contexto Histórico, Cultural e Político [Somente no Livro de Sermões].
Aplicação: O Reino não é individualista. A comunhão é o ambiente onde o poder e a presença de Deus se manifestam.
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SERMÃO 5. O DISCURSO ESCATOLÓGICO – A ESPERA VIGILANTE (MATEUS 24-25)
Tema: “Como permanecer fiel até o fim?”
Texto base: Mateus 25:1–13
Objetivo: Chamar os discípulos à vigilância e fidelidade em meio a demora da vinda de Cristo.
Mensagem central: O Reino de Deus exige preparo contínuo — a fé genuína é perseverante e desperta.
1. A demora do noivo testa a fidelidade (v.5) — O tempo revela quem realmente crê.
2. O óleo representa a vida interior (v.7–9) — O Espírito Santo sustenta a chama da fé.
3. A porta se fecha (v.10–13) — O Reino é graça abundante, mas também tem um limite no tempo.
Arqueologia, Teologia, Contexto Histórico, Cultural e Político [Somente no Livro de Sermões].
Aplicação: A fé não é um momento de empolgação, mas uma constância até o retorno do Rei.
Conclusão – Mateus e a Voz do Rei
O livro de Mateus é mais do que um relato histórico: é o eco do próprio Rei falando com Sua Igreja.
Ao estudar, pregar e viver esse Evangelho, descobrimos que o Reino dos Céus não é um conceito distante — é uma realidade viva, presente entre nós.
Se você deseja se aprofundar na pregação expositiva de Mateus e em sua arqueologia, teologia, contexto histórico, cultural e político, ou então, em todas as parábolas do Reino, conheça dois dos nossos livros “PARÁBOLAS: A BÍBLIA DE SERMÕES EXPOSITIVOS DO PREGADOR”— e – “MATEUS: A BÍBLIA DE SERMÕES EXPOSITIVOS DO PREGADOR“. Estes livros são um guia completo para pregadores e professores que buscam unir arqueologia, teologia e aplicação prática em cada mensagem da sua pregação.
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